Novembro Azul - Campanha

O câncer é um fator de saúde pública mundial e, anualmente, no mês de novembro, é realizada a campanha visando à conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse tipo é um dos mais incidentes, o segundo mais comum.


O rastreamento é iniciado a partir de 50 anos, uma vez que é típico da terceira idade, sendo comumente diagnosticado após os 65 anos. A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue. Em estágios iniciais, geralmente, não apresenta sintomas atribuíveis ao câncer. Algumas alterações podem ser indicativas de irregularidades na próstata, como a diminuição do jato urinário, retardo no processo de iniciar ou terminar o ato da micção, aumento na frequência urinária (em pequenas quantidades) e presença de sangue ou sêmen na urina. Fatores de risco associados estão: idade avançada (principal), etnia negra, história familiar, fatores genéticos e fatores como dieta e obesidade.

É essencial procurar atendimento médico e realizar exames preventivos. Além disso, a campanha busca alertar os homens sobre os cuidados com a saúde de forma
ampla. O importante é reduzir o estigma relacionado à saúde mental masculina, encorajar os homens a realizarem exames regulares, promover estilos de vida saudáveis, apoiar a pesquisa e o tratamento de doenças que os afetam de forma precoce.

‘Cuidar da saúde também é coisa de homem.’

 


Verônica Junqueira Cruz
Cliníca Médica