Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expetativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. (PP. Francisco)
Iniciamos mais um tempo de peregrinação! A vida cristã é um caminho que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus. O nosso encontro com Jesus acontece pelas mãos de sua mãe, aquela que chamamos de Senhora da Saúde. A mãe vai visitar os seus inúmeros filhos e filhas, suas famílias, sua cidade.
Não é por acaso que a peregrinação representa um elemento fundamental para o nosso povo de Lambari. Pôr-se a caminho é típico de quem anda à procura do sentido da vida. A peregrinação a pé favorece muito a redescoberta do valor do silêncio, do esforço, da devoção, da essencialidade. Ainda mais, alimenta a fé dos devotos e devotas de Nossa Senhora.
No caminho somos peregrinos da esperança! Além de beber a esperança na graça de Deus, somos também chamados a descobri-la nos sinais dos tempos, que o Senhor oferece. Durante esses trinta dias, a imagem de Nossa Senhora da Saúde vai visitar inúmeras famílias e lares. Com a imagem da padroeira, as famílias acolherão a esperança da fé em Cristo Jesus.
A esperança forma, juntamente com a fé e a caridade, o trio das virtudes teologais. No dinamismo indivisível das três, a esperança é a virtude que imprime, por assim dizer, a orientação, indicando a direção e a finalidade da existência cristã. Por isso, o apóstolo Paulo convida-nos a ser “alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração” (Rm 12,12).
Neste mês de maio sejamos peregrinos, devotos, companheiros com Nossa Senhora da Saúde. Vamos transbordar de esperança para testemunhar de modo fiel e atraente o amor que trazemos no coração. Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, para que sejamos sinais de Jesus Ressuscitado, sejamos luz de vida no mundo. Possa a nossa vida dizer-lhes: “Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor” (Sl 27,14).
Um feliz tempo da esperança!
Com meu abraço e benção.
Padre Flávio Henrique Ribeiro
Administrador Paroquial