O Santuário Nacional vai inaugurar neste sábado, 19 de março, a fachada norte da Basílica de Aparecida.
A inauguração contará com missa e show de música católica. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pela TV e pela internet.
“Na festa de São José, o esposo da Virgem Maria, queremos entregar aos devotos de Nossa Senhora a primeira etapa dessa grande obra. O primeiro passo já foi dado, mas outras três etapas dessa jornada ainda estão por vir”, afirmou o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo.
A obra de revestimento da fachada norte da Basílica de Aparecida durou cerca de três anos. O trabalho teve o envolvimento direto de 177 profissionais, entre eles 27 mosaicistas ligados ao Centro Aletti, de Roma, na Itália. Eles vieram de vários países para executar o trabalho na Casa da Mãe Aparecida.
O revestimento é um grande mosaico com cenas inspiradas no livro do Êxodo. A concepção foi do Padre Marko Ivan Rupnikm, um sacerdote esloveno que já realizou mais de duzentas obras de arte neste estilo nos cinco continentes. Entre seus trabalhos mais importantes estão os mosaicos da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano. A obra da Basílica de Aparecida deve ser a maior já feita por ele.
A fachada tem cerca de 50 metros de altura e foi a primeira a ser erguida no Santuário, em 1955. O trabalho de revestimento demandou 4 mil metros quadrados de mosaicos. As pedras utilizadas – algumas naturais – são provenientes de várias regiões do Brasil, Afeganistão, da França e Grécia
“É hora de contemplar. Ler o Êxodo na Fachada Norte do Santuário, interpretar fatos, cores e uma arte que nos revela que Deus cuida de nós, vem ao nosso encontro, nos liberta e caminha conosco. Ele quer ser um Pai para nós e quer sejamos seu povo, numa aliança de amor”, afirmou o administrador do Santuário, Pe. Luiz Claudio Alves de Macedo.
As outras três fachadas da Basílica de Aparecida também serão revestidas com cenas bíblicas.