O tempo não para... | Dezembro de 2023

Normalmente, quando entra o mês de dezembro, um dos assuntos em pauta é a respeito da velocidade com que o tempo está passando. Os mais experientes relatam que, antigamente, o tempo parecia andar mais lentamente. Muitos afirmam nem ter visto o ano passar. Outros dizem que parece ter sido ontem mesmo o Natal. O fato é que, realmente, o tempo não para e nós precisamos pensar sobre como estamos vivendo cada dia de nossa existência.

O mundo está acelerado. Nossa sociedade é extremamente agitada. Estamos sempre com pressa, muitas vezes, atrasados. Há pensadores que dizem que vivemos na sociedade do cansaço. Toda a correria de nossa rotina gera muita fadiga. Várias vezes, sentimo-nos frustrados, porque não damos conta de realizar tudo o que gostaríamos. Vamos nos tornando impacientes. Queremos que todos caminhem na nossa velocidade. Até para ouvir um áudio, tantas vezes, utilizamos o recurso do acelerador de voz?!

Nossas agendas estão sempre cheias de compromissos e atividades a fazer. Os nossos dias parecem curtos demais. Temos muitas mensagens a responder, muitas informações a buscar, acompanhar as redes sociais, assistir às series e aos filmes preferidos. Em meio a tudo isso, temos reservado tempo para cuidar de nossa espiritualidade, para nos dedicarmos a Deus e às suas coisas, para auxiliarmos nossos irmãos e irmãs?

O tempo não para e a vida não pode parar. Porém, o encerramento de mais uma etapa de nossas vidas é um convite à reflexão. Precisamos de uma pausa para rezar, fortalecer nossa comunhão com Deus. Precisamos aprender a escutar mais. Necessitamos uns dos outros e devemos respeitar a singularidade e o ritmo de cada um. Esforcemo-nos por levar a nossa vida de um modo intenso no que é positivo e essencial, aprendendo a priorizar o que realmente é importante e valioso. Cuidemos para não nos deixarmos consumir pela ferocidade com que o mundo está girando, atropelando-nos ou até esmagando-nos...

Deus é o senhor do tempo, da história. Cristo é o Rei do universo, o Príncipe da paz. Confiemos no Senhor. Entreguemos nossa vida a Deus! Sigamos no caminho do amor e do bem!

Um santo e feliz Natal a todos! Um abençoado 2024!

Meu abraço e bênção,

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva