O início da Sagrada Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

Iniciando a sagrada Quaresma com a celebração das Cinzas, temos uma ocasião de nos prepararmos para a maior de todas as celebrações da Igreja: a Ressurreição de Cristo, nossa Páscoa. E este tempo de preparação se inicia com a Santa Missa onde há o rito de imposição das Cinzas. Nesta celebração, cinzas são colocadas na nossa cabeça ou na testa para que nos lembremos de onde viemos e para onde vamos: “Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó” (Sl 102,14).

Este é um tempo favorável a nós, mas para que possamos ressuscitar com Cristo, talvez seja necessário mudarmos a direção da nossa vida. Por isso, no momento em que recebemos as cinzas, ouvimos o seguinte versículo bíblico: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Mc 1,15).

Nesta celebração, a Igreja do Brasil abre as reflexões sobre a Campanha da Fraternidade que neste ano de 2024 tem como tema: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL e o lema: VÓS SOIS TODOS IRMÃOS E IRMÃS (Mt 23, 8).

Vivamos intensamente este convite à penitência e conversão que nos aponta Cristo, Caminho que nos conduz ao Pai, Verdade que nos liberta e Vida que nos enche de alegria!

Wagner Tadeu Alves
Coordenador Paroquial de Liturgia