Maria, discípula e mestra na oração | Maio de 2024

Iniciamos mais um mês de maio. Mês tradicionalmente dedicado, de maneira especial, à devoção à Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe. Teremos mais uma vez, em nossa paróquia, a peregrinação de Nossa Senhora da Saúde: uma expressão muito bonita de nosso carinho por ela e de confiança na sua intercessão. E, neste Ano da Oração, em preparação para o Jubileu de 2025, podemos olhar para Maria, a partir de seu testemunho de oração.

Nossa Senhora se fez a primeira discípula de Jesus. Caminhou sempre na fidelidade. Ela aprendeu a rezar e a se confiar ao Deus único, certamente, desde cedo. Mas, na presença de Cristo, a Virgem mais ainda aprendeu o valor da súplica e da entrega confiante ao Pai do céu e ao seu Filho. Temos a certeza de que ela só foi capaz de perseverar na missão, mormente nas maiores dificuldades, dores e aflições, porque sua vida de oração possibilitava a mais perfeita comunhão e intimidade com Deus. Assim, Maria é uma exemplar e fiel discípula do Senhor, na oração.

Contudo, o discipulado gera missão. O seguidor ou aprendiz se torna um mestre. Com Maria, isso não foi diferente. Como discípula fiel do Senhor, Nossa Senhora se constitui em uma grandiosa mestra que nos convida a ingressar na sua escola de oração. De muitas formas, nossa Mãe nos ensina que a oração é a melhor atitude para todos os momentos: na dúvida e na incerteza, no ato de servir, diante de palavras duras, nas alegrias da vida, na cruz e no sofrimento, na falta do vinho ou na festa da ressurreição. Cheia do Espírito Santo, a beatíssima Virgem Maria se colocava na presença de Deus e a Ele apresentava seu louvor, ação de graças, súplica ou adoração.

Contemplemos, então, esse precioso testemunho deixado pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Como ela, rezemos; com ela, rezemos; para ela, também rezemos. Ela, como discípula, mestra e intercessora, conduzir-nos-á ao seu Filho Jesus, nosso Senhor e Salvador. Peregrinando com a Senhora da Saúde, sejamos ainda mais cuidados em seu colo maternal e perseveremos na fé e confiança no Senhor.

Meu abraço e bênção,

 

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva

Pároco