"Senhor, ensina-nos a rezar!" | Julho de 2024

Continuamos a vivenciar a preparação para o ano jubilar ordinário de 2025, através da proposta do Papa Francisco de 2024 ser o Ano da Oração. Uma das maneiras de se celebrar este período é justamente fazendo uma espécie de revisão ou avaliação acerca da própria caminhada e vida de oração. Não se trata simplesmente de falar mais sobre a oração. O sentido é renovar nossa mística e espiritualidade, através de uma vida mais constante e profunda de oração.

Sendo assim, podemos nos perguntar: com que frequência, tenho recorrido à oração? Considero que tenho hábito de oração? Já consigo reconhecer qual modalidade de oração mais me sustenta e fortalece? A oração é uma prática que considero essencial para a minha caminhada?

Tais perguntas nos ajudam a pensar alguns elementos importantes quanto à oração. Rezar precisa ser um hábito na vida do cristão.  O Papa Francisco afirma que a oração é o respiro da alma. Devemos, então, rezar sempre, em todas as circunstâncias e situações, e não de modo casual, aleatório, só nos momentos de aflição ou necessidade. Quem reza assiduamente tem prazer em dialogar com o Senhor e acaba identificando uma forma de rezar que mais corresponde à situação vivida pela própria pessoa. Quem está sempre em oração, não reza por mera obrigação ou mecanicamente, mas aprofunda e cresce na intimidade, na comunhão, na amizade com Deus.

Que este Ano da Oração motive a todos nós a experimentarmos a oração como uma prática fundamental em nossa vida. Não tenhamos medo de rezar individual ou comunitariamente, em casa ou na igreja, em vários momentos do dia, com fórmulas prontas ou espontaneamente, com a Palavra de Deus ou com o rosário, pelas mais diversas intenções e necessidades, falando com Deus ou simplesmente escutando-O no silêncio. Oremos sem cessar e nunca nos esqueçamos das lições dadas pelo próprio Jesus que, além de ensinar os seus discípulos a rezar, sempre foi um homem de profunda e constante oração.

Meu abraço e bênção,

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva