Corpus Christi, a Festa da Eucaristia | Junho de 2025

 “Venham, venham todos para a ceia do Senhor. Casa iluminada, mesa preparada com paz e amor. Porta sempre aberta, Pai amigo aguardando, acolhedor”.

 

A nossa paróquia vive um tempo eucarístico! A nossa paróquia vive um tempo de esperança! A nossa paróquia vive um tempo de jubileu! Na vivência deste mês de Junho, a comunidade paroquial de Lambari recordará os 70 anos da sagração da Igreja Matriz e realização do Congresso Eucarístico Diocesano. Um tempo de ação de graças pelos benefícios que o Senhor concedeu ao povo das Águas Virtuosas.

Na festa da Eucaristia olhamos sobretudo para o sinal do pão, a manifestação da comunhão. Ele nos recorda também a peregrinação de Israel durante os quarenta anos no deserto. A hóstia é o maná com o qual o Senhor nos alimenta. Na procissão nós seguimos este sinal eucarístico, a presença de Cristo Jesus que peregrina pelas ruas e praças.

O pão do céu é a presença real de Cristo. Assim, na adoração eucarística não vemos um Deus distante ou solitário, mas próximo e solidário com as nossas necessidades. A sua presença silenciosa nos constrange, porém nos aproxima dos nossos irmãos e irmãs nas situações em que o amor nos reclama. O altar do sacrifício se transforma na casa da reconciliação.

“Venham, venham todos para a ceia do Senhor”! A procissão com o Santíssimo Sacramento nos lembra que somos chamados a sair levando Jesus. Por isso, sejamos uma Igreja com o cântaro na mão, que sacia a sede; sejamos uma Igreja de coração alargado, onde todos possam entrar para encontrar o Senhor; sejamos uma Igreja da compaixão, onde o perdão é realizado.

Eis a nossa fé, irmãos e irmãs: cremos com todo o nosso coração e com toda a nossa mente que, nas espécies eucarísticas oferecidas como Sacrifico de Cristo – sacrifico único, perfeito, eterno – o Senhor Jesus está realmente presente no seu Corpo e no seu Sangue, alma e divindade, tão perfeito e real como está no céu. Ante o pão e o vinho consagrados, podemos cantar, como o povo cristão canta: “Deus está aqui! Ó vinde, adoradores, adoremos a Cristo redentor!

Um feliz tempo da esperança!

Com meu abraço e benção.

 

Padre Flávio Henrique Ribeiro
Administrador Paroquial