Dia dos Avós

Esta data refere-se à celebração de Santana e São Joaquim, avós maternos de Jesus. Não há registros bíblicos sobre a vida desses avós privilegiados da história da humanidade, mas sabemos de sua importância, pois deram à luz aquela que foi escolhida para ser a mãe do Salvador — sua filha Maria. Graças a essa família, fomos presenteados com o “Homem-Deus”, que mudou a história do mundo.


Será que Jesus conheceu seus avós? Será que sua avó o embalou, cantou para Ele adormecer e contou histórias? Não sabemos! Só imaginamos!

Joaquim e Santana foram canonizados no século XVI pelo Papa Gregório VIII e essa data festiva para nossa Igreja foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX. Como em muitas datas, este dia 26 de julho é comemorado como uma maneira de reconhecer a contribuição dos avós para a sociedade. Eles são os pilares de nossas famílias, mostrando um amor transformador, oferecendo apoio e carinho incondicional!

Sou avó e vivo uma outra maternidade. Como dizem: “O amor de avó é doce!” “Um amor diferente!” Um amor fortalecedor frente a todas as atribulações da vida! Contudo, entendo o amor que recebi de meus avós maternos. Eram pessoas fortes, guerreiras, sinceras, justas, de fé inabalável. É assim que quero ser vista pelo meu neto!


A bíblia nos diz em Provérbios 17:6: “Para os avós, os netos são a sua coroa de glória, tal como a coroa dos filhos são os pais.” 
Quantos netos encontram em seus avós acolhimento, amor e proteção que refletirão em uma criação amorosa e segura? Mas quantos avós não cumprem sua verdadeira vocação?


Ser avós é, senão, ser pai e mãe duas vezes! 
Ser avós é, senão, deixar tudo para dedicar-se aos netos! 
Ser avós é amar um ser que não nasceu de suas entranhas, mas carrega em seu DNA características que perpetuarão nossa geração!
Ser avós é estar ao lado dos filhos, apoiando-os para que os netos sejam felizes! 
Ser avós é ficar feliz por ver o sorriso de um ser pequenino e indefeso! 
Ser avós é preocupar-se se o neto dormiu bem! 
Ser avós é ser um pouco médico, psicólogo, babá, protetor...
Ser avós, enfim, é um presente de Deus! É uma missão!

                                           

Maria Antônia da Silva

Coordenadora do Ministério Extraordinário da Palavra