Projeto Viver em Cristo

O que é Catecumenato?

O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade uma "formação à vida cristã”.  Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidos, mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus.

A Iniciação à Vida Cristã é um processo de crescimento na fé de forma gradual e permanente, que acontece numa comunidade eclesial. A Iniciação à Vida Cristã visa transformar a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida. No processo vai se fortalecendo o encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho de maneira mais intensa através de uma experiência fascinante (DAp 277), que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plena com Ele, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6). A Iniciação à Vida Cristã tem como inspiração o catecumenato que não se limita à celebração dos sacramentos, mas a um progressivo mergulhar no mistério, dando valor a tempos, etapas com suas celebrações, símbolos, ritos e bênçãos.

Portanto o catecumenato, processo catequético de iniciação dos primeiros séculos, na sua época, foi uma verdadeira escola de fé. Ele oferece um modelo de catequese que se apresenta num modo especial e significativo de fazer a iniciação cristã. Primeiramente para os adultos não cristãos, a catequese traz um sentido de instrução. A novidade é ser apresentada por etapas, estar relacionada com o ano litúrgico e apoiada nas celebrações da Palavra. O catecumenato oferece uma formação compreendida num itinerário espiritual de passagem do velho homem para o novo, que tem sua perfeição em Cristo, uma progressiva mudança de mentalidade e costumes, com suas consequências sociais.

Esta catequese com inspiração catecumenal que visa a formação na fé e a participação litúrgica, portanto catequese e liturgia caminham juntas. Devem ser realizadas celebrações da Palavra, como também os catecúmenos devem participar da vida litúrgica na comunidade. Nesse sentido, os catequistas da iniciação cristã são também ministros da oração e ministros da celebração da Palavra de Deus. Hoje o catecumenato é proposto pela Igreja como modelo, pelo fato de apresentar elementos importantes que, adaptados à nossa realidade, podem contribuir na elaboração de itinerários próprios para cada contexto atual e ser visto com inspiração.

Desta forma a importância de encontrar no catecumenato elementos essenciais que sejam iluminadores de novos caminhos que, juntamente com as experiências já bastante ricas que temos, podem nos ajudar no processo de educação da fé.

Edna Borges
Coordenadora da Catequese de Adultos da Igreja São Pedro Apóstolo, em Sorriso/MT.
Fonte: Paróquia São Pedro Apóstolo - Sorriso, MT.
Acessado em 07 de Janeiro de 2020: https://www.pspedrosorriso.com.br/noticias/o-que-e-o-catecumenato-1048/