Uma data para ser comemorada

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor em todo o Brasil.  Dia de recordar de nossos professores que fizeram ou fazem parte do tempo de cada um, eternizada em uma saudade gostosa de sentir. Quem é que não tem uma lembrança de um professor guardada num lugar especial do coração?

Isso nos faz refletir sobre a missão do Professor que vai além de um dom, que é inspirar e motivar seus alunos a buscarem o melhor de si mesmos, preparando-os para enfrentarem os desafios do mundo. A convivência vivida entre professor e aluno, em sala de aula, contribui para o desenvolvimento intelectual e emocional de cada educando, fazendo que criemos laços de amor e partilha!

Em Provérbios 31,26, tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2022 : “Fala com sabedoria, Ensina com amor”, Jesus nos mostra que fala com sabedoria e  ensina com amor tanto a seus discípulos como também à multidão , foi o grande modelo de educador. Muitos foram os ensinamentos deixados por Ele, que de forma caridosa sabia acolher a todos, pois acolhia com amor. Nessa data expressiva e saudosa, peçamos a Cristo que nos ensine a falar com sabedoria e educar com amor!

Esse dia também é consagrado à educadora Santa Teresa de D’Ávila, a mulher santa, forte, determinada e também reconhecida como padroeira daqueles que exercem a missão de ensinar. Pedagoga de excelência no caminho da oração e da espiritualidade, é padroeira dos professores por conta da sua maestria em lidar com as pessoas para auxiliá-las no caminho rumo a Deus, é a protetora dos docentes.

Que ao conhecermos o exemplo de vida da padroeira de nós professores, tenhamos um olhar mágico, pois o olhar de um professor tem o poder de despertar, de fazer a inteligência de uma criança florescer, segundo Rubem Alves.

Assim, saibamos lidar com nossos alunos, falando com sabedoria e ensinando com amor como o próprio Cristo!

Pai Santo, fazei com que a Virgem Maria, Mãe Educadora, com sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz. Cuide de cada professor para que nas dificuldades da docência sejam fortalecidas a fé e a paciência!

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…” (Rubem Alves).
                Feliz dia, professor!

Renata Mariana da Silva Inácio